sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tema da semana

Mais uma vez, essa semana tem um tema. Um tema que eu vejo nas ações das pessoas, em comentários feitos e até mesmo na televisão. Porém esse tema é mais complexo. O ponto principal dele é: por que algumas pessoas precisam passar por cima das outras para se sobressair? Rebaixá-las, humilhá-las e apontar defeitos para parecerem melhor que os outros?
Isso nos leva a um outro fato muito comentado no meu meio. Por que algumas pessoas fingem ser o que não são para "ficarem bem" com os outros? Para manter a aparência e se considerarem maiores e melhores?

Acabei de voltar da sala e estava assistindo a final do "O Aprendiz Universitário". Sou publicitária mas muita coisa que acontece no meio eu não concordo. Um fato que ocorreu no programa e é muito mais comum do que a gente pensa foi que uma das finalistas, ao sentir que estava por baixo atacou a adversária, expondo de forma pejorativa um fato que ocorreu, e que nem foi de grande importância, mas o transformou em um defeito tão grande quanto um dinossauro. Vejo muitas pessoas fazerem isso, ao se verem sem saída, vendo que não deu certo sua tática, passa a rebaixar o outro ao invés de expor suas qualidades. Na minha opinião, essa é a saída mais baixa que uma pessoa pode tomar. Ela admite que não é capaz ao fazer isso.
Vejo pessoas ao meu redor que levam isso na personalidade. Não se sentem bem consigo se o outro não estiver abaixo. É algo como..."sobrevivência social". Só sou bom porque o outro é pior que eu, se ele não é, eu o humilho até ele ficar. Agora, você, uma pessoa inteligente, pare e pense. Ele realmente está sendo o melhor com essa atitude? No meu ver são pessoas que não possuem auto-estima além de não confiar NADA no seu taco. Além de que deve ter algum trauma enrustido né, vamos combinar!
Juro que não sou de julgar as pessoas. Sou da opinião de que cada um tem seu motivo para agir da maneira que age. Mas passar por cima do outro é uma coisa que não tolero. Ainda mais por saber que cada um de nós é muito capaz de se sobressair e se destacar com a força e a garra que a gente tem. Chego a conclusão que a preguiça impede, o esforço é menor para destruir o outro do que pra criar algo admirável dentro de você. Boa sorte na vida, é o que me resta a dizer.
Isso nos leva ao outro tema, fazer coisas que você não quer, não tem como princípio para "sair bem na foto" como diz meu pai. Isso só prejudica a própria pessoa, então cada um com a sua cabeça. Mas não venha com falso moralismo pra cima. Assuma seus atos e seja coerente com seus pensamentos. Seja você. Pode apostar que você conquista muito mais sendo o que é, do que parecendo ser outra coisa.

PS:É a minha opinião expressa, ninguém precisa concordar!

Nenhum comentário: